sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Fandom: do imaginário ao real


A nova mania entre os jovens e até mesmo os mais velhos é a atividade conhecida como Fandom, é uma palavra de origem inglesa (Fan Kingdom) que é essencialmente um método criativo, gerador de novos produtos.
     
Cosplay

Fandom é um material artístico “amador” e não oficial feito pelos fãs, sendo dividido em cosplays (pessoas que se vestem de personagens de quadrinhos, animes e mangás),fanfics (histórias fictícias), fanarts (desenhos artísticos) ou doujinshis/fanzines (revistas em quadrinhos).

" Fandom* de produtos midiáticos [..]um interesse que surge tanto de minha própria participação em várias comunidades de fãs quanto de meus  interesses intelectuais como estudioso dos meios de comunicação. Durante esse tempo observei os fãs saírem das margens invisíveis da cultura popular e irem para o centro das reflexões atuais sobre produção e consumo midiático." (Cultura das convergências, JENKINS Henry p.39-40)

Seus fãs se reúnem algumas vezes ao ano em eventos como Anima mundo, que reúne pessoas de vários locais do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas entre outros, e  a até mesmo de fora e o Anime ABC que acaba sendo um evento menor, porém não menos importante, aonde eles apresentam seus cosplays, fazem shows com os personagens, e apresentam suas histórias.

Fanart Harry Potter
Recriar obras ou passar o dia inteiro na internet debatendo algum assunto discutindo ideias também é característica do Fandom, normalmente pessoas que curtem ciências literatura e series de TV games, se conhecem na internet por ideia semelhantes gostos parecidos, se identificam marcam encontros em grupos e tornam-se por muitas vezes amigos na vida real.

 Alguns dos fandoms mais famosos são: 
* Brony 
* Fanboy 
* Furry


Esses grupos de fãs vem conquistando cada vez mais o seu espaço, seus encontros e apresentações estão cada vez mais famosos e para quem curte recriar histórias, e abusar da imaginação pode ser uma boa dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário