O Creative Commons (CC) é uma entidade sem fins lucrativos criada para permitir maior flexibilidade na utilização de obras protegidas por direitos autorais. A organização foi fundada em 2001 com apoio do Centro de Domínio Público. O primeiro conjunto de licenças copyright foi lançado em dezembro de 2002. A ideia é fazer com que um autor permita o uso mais amplo de seus materiais por outras pessoas, como textos, músicas, imagens, filmes entre outros, de modo que facilite esse compartilhamento e recombinação sem que o façam infringir as leis de proteção à propriedade intelectual, como por exemplo, um compositor pode permitir que outros artistas utilizem algumas de suas canções criando uma mistura de ritmos, ou qualquer outra mudança.
Atualmente as licenças Creative Commons já foram adaptadas às legislações nacionais de mais de 30 países, como a França, Alemanha, Itália, Espanha e aqui em nosso próprio país.
No Brasil as licenças foram incorporadas em suas políticas e projetos, com isso a Ministra Ana de Hollanda, retirou o selo da licença do site do ministério sob a alegação de que a legislação de direito autoral do país já contempla a liberação de conteúdo.
Mas essa licença tem um pequeno problema, é que como as leis de proteção aos direitos autorais são muito rígidas, os criadores/autores acabam perdendo a vontade de cederem seus materiais, ou de utilizar criações de outras pessoas que também queiram compartilhar seu trabalho.
Vídeo explicativo do CC:
Nenhum comentário:
Postar um comentário